02 janeiro 2016

Dica de leitura - Queria ver você feliz - Adriana Falcão.

Título: Queria ver você feliz
Autora: Adriana falcão
Editora: Intrínseca
Páginas: 160
Gênero: Biografia/Memória
Ano: 2014

Sinopse: Há quem o chame de Eros, Kama, Philea ou Ahava. O amor, esse personagem mítico, desempenha o papel de narrador na história do casal Caio e Maria Augusta, pais da autora Adriana Falcão. O amor se descreve como perfeccionista e obcecado pelos detalhes, nada que o impeça de ser um bocado descuidado com as consequências dos sentimentos que provoca com sua flecha.

Olá amigos leitores, como vocês estão? Primeiro quero desejar um ótimo 2016 a todos nós, e que tenhamos um ano repleto de boas leituras!
Hoje trago uma dica de leitura fofa..rsrs, sim fofa. É uma história de amor daquelas de antigamente, onde os amantes se falavam por cartas, nela declarando todo o seu amor.
Aquele amor louco, obcecado, totalmente entregue que infelizmente hoje está tão raro, e que me deixou surpresa ao saber se tratar dos pais da autora. Que prazer ler algo tão profundo, tão descritivo da alma de dois amantes e saber que isso realmente aconteceu.

"Sou muito mais do que encantos, sou muito melhor do que desejos, detesto servir de pretexto. [...] arrisco afirmar que você me conhece bem. Talvez eu o faça feliz, talvez eu o faça sofrer, talvez você tenha me expulsado da sua vida, algum dia, porém, garanto, já visitei a sua casa, fui seu hóspede. Conheço seu coração como a palma da minha mão."

Esse tão louvável sentimento, o Amor, é quem faz a narrativa do livro, que constitui em várias cartas de amor trocadas durante anos pelo casal Maria Augusta e Caio. 
Maria Augusta, "de paixões incontroláveis quanto um cavalo em disparada", tem personalidade forte, é intensa, demostrando a todo momento necessidade de ser correspondida na mesma intensidade. Caio, comedido, de poucas palavras, cheio de angústias e tristezas, porém igualmente apaixonado.Namoro iniciado no final dos anos 40, ambos ainda adolescentes, o casal encontra pelo caminho as rotineiras dificuldades encontradas por qualquer casal: o impedimento familiar que só faz apimentar, e os longos períodos distantes em que o casal se vê obrigados a passar, pois a família de Maria Augusta na tentativa de afastá-la de Caio, a embarca para uma temporada em Porto Alegre, na casa de suas tias. E aí então começa a intensa troca de correspondência, que marca toda a trajetória desse casal fofo e com um senso de humor fantástico.
Os textos emanam nostalgia, sentimento intenso e muita delicadeza, e claro muitas vezes carregados de dizeres engraçados.
Eis uma delas: 

Rio de Janeiro, 15 de outubro de 1952
Caio Franco de Abreu, 
Vou fingir que não li o beijinho na testa e continuo aguardando sua carta.
Cheguei à conclusão de que vou ter que escrever para você um manual de como se escrevem cartas de amor, por enquanto vai só o resumo. Uma carta de amor deve se iniciar com vocativos apaixonados como meu amor, minha amada, minha amadíssima, meu céu, meu tudo, etc. Então se passa para as notícias. O último terço da carta deve falar só de saudades e o final tem que ser apoteótico. Um "o mundo não tem graça sem você, luz da minha vida. 
Maria Augusta

Ao que Caio responde com o mesmo senso de humor.
O casal, depois de uns anos, e de uma "intimada"de Maria Augusta, se casam, tem três filhas, sendo a autora, a filha favorita sem disfarces de Maria Augusta. Entre tantos acontecimentos, como sua internação em uma clínica psiquiatra por episódios insanos dela. E aqui se vê lindamente, depois de anos de matrimônio, o amor e dependência que um tem pelo outro. é lindo de se vê.
É emocionante, e foi surpreendente pra mim, ver o amor se traduzindo nessa linda história. Leitura leve, suave...um afago na alma.

"Eu? doentio? Doentia é a raça humana. Não quero ofender ninguém, mas também não me ofendam. Sou sentimento sublime. Posso ser largo, livre, alegre. Não exerço domínio absoluto sobre quem ama. E tem mais: nem todo coração tem a honra de me receber, não bato em qualquer porta, sou seletivo."

Obs: Adriana, é mãe de Clarice Falcão, também escritora, fantástica diga-se de passagem.
Ficou curioso para ler as cartas carregadas de humor, intensidade e paixão? Então se dê o prazer dessa leitura.
Disponível em www.lelivros.com

Um abração!!! 

                                    Michelle Guerra



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...