04 março 2016

Quem sou eu?

Olá Amigos! 
Eu sou Fernando Nery, Filósofo dos Livros. 
Nasci no dia 31 de janeiro de... O ano não importa, rs.... 
Os livros são a paixão de minha vida. Amo ler e não consigo entender como a maioria das pessoas ainda não descobriu esse prazer. 
Ler é filosofar. Por meio da leitura, eu aprendo coisas novas e reflito sobre elas. 
Diante de um livro, eu não me divirto apenas, mas eu mergulho numa experiência nova que me leva a questionar fatos de minha vida ou situações do cotidiano. Até mesmo de leituras ruins, podemos tirar grandes lições. Basta refletir sobre aquilo que o texto me revela. 
Ler é uma arte inteligente. O ato de ler me diz que quem ler: 
- sabe mais;
- enxerga melhor;
- pensa mais;
- se expressa bem porque tem vocabulário;
- se posiciona diante da vida com argumentações lógicas oriundas da reflexão. 
A leitura é ferramenta necessária no processo de evolução do ser humano. Ela ajuda até na saúde mental, pois ler é uma atitude que exige concentração e intelecção, ou seja, entendimento do que se ler. E o mais curioso da leitura é que, quando lemos, comprometemo-nos direta ou indiretamente com aquilo que lemos. É uma forma segura de ficar sabendo. O saber é a certeza e/ou conseqüência do ato de ler. A melhor leitura é aquela que nos instiga a continuar lendo. 
A leitura, finalmente, leva-nos a pensar na vida, pois todo conteúdo aponta-nos uma realidade e toda realidade instiga-nos à compreensão. O humano é um ser que gosta de entender as coisas, que necessita compreender. É uma questão de necessidade existencial. 
Lendo o que se diz dos brasileiros, é de se lamentar o fato vergonhoso de que o povo brasileiro não ser habituado à leitura. Um povo que não ler a própria história é um povo sem memória e, consequentemente, fácil de ser manipulado. Uma das atividades mais detestadas por nossas crianças e jovens é a leitura. Infelizmente, estas mesmas crianças e jovens serão os adultos de amanhã. Se competência e honestidade dependem de conteúdo, pode-se afirmar que o futuro do Brasil deve ser motivo de preocupação. Os profissionais de hoje foram os estudantes de ontem e os profissionais de amanhã são os estudantes de hoje. E estes, gostam de ler? 
A realidade brasileira em matéria de educação e leitura clama por políticas públicas e projetos de incentivo à leitura. Baratear o valor do livro também seria uma maneira eficiente de se incentivar.
Apesar de enxergar que a maioria do povo brasileiro lê pouco, estou muito feliz porque recentemente descobri os "Booktubers" na internet. Os "Booktubers" são ávidos leitores de literatura brasileira ou internacional, que estão ganhando cada vez mais visibilidade pelo simples fato de gravarem vídeos onde partilham suas opiniões, queixas e críticas, sejam elas positivas ou negativas sobre as obras.
Tenho grande esperança de que os "Booktubers" não sejam apenas uma modinha ou uma febre passageira. Rezo para que eles continuem sempre existindo e incentivem o surgimento de um maior número de leitores brasileiros.
Por fim, se alguém quiser entrar em contato comigo, deixe seu recado nos comentários ou envie um e-mail para fernandojeans75@gmail.com.
Aproveite para conhecer meu canal do youtube, clicando aqui.
Abraços!

5 comentários:

  1. Parabéns meu amigo que Deus abençoe nessa nova jornada!E com esse texto estou lhe conhecendo mais um pouco.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu amigo, gostei!!!!

    ResponderExcluir
  3. Uauuu! Belíssima apresentação❤❤ Parabéns Fernando!!!

    ResponderExcluir
  4. O ano não importa kkkkkkk adorei! Parabéns Fernando.

    ResponderExcluir
  5. "O ano não importa", vou passar a usar esta frase quando perguntarem minha data de nascimento, hahahahahah.
    Bem vindo á equipe Fernando, é um prazer pro LNDC ter você em nossa equipe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...